Investir em treinamentos para time comercial, é, sem dúvida, uma atitude sempre sensata, inteligente e que deve ser rotina nas empresas, mas ressalto que nem sempre os vendedores são os culpados quando as vendas não vão bem! A maioria das empresas discursam sobre a importância do bom atendimento para fidelização, mas se esquecem que, além do comercial, o cliente quer ser bem atendido também nos bastidores, atrás das cortinas do “salão” de vendas.
Clientes são mal atendidos em diversos setores das empresas e quando são questionadas se desejam encantar e fidelizar seus clientes, sempre dizem que sim. Infelizmente muitas delas não estão preocupadas em desenvolver uma cultura de excelência no atendimento e fidelização, e quando as vendas não vão bem o problema é sempre do comercial? É bom refletimos melhor antes de colocarmos a culpa só no comercial quando os resultados não acontecem como esperado.
As empresas devem se preocupar em implementar uma cultura de excelência no atendimento e fidelização de clientes em todos os setores! De nada adianta os vendedores aprenderem técnicas avançadas de vendas se, quando o cliente liga para o financeiro, recepção e expedição por exemplo, é mal atendido. Quando chega à portaria da empresa nem é notado. Ou simplesmente quando tem um problema ficam todos empurrando para uns para os outros até que chegue no comercial para resolver.
Sugiro que os gestores de venda também considerem esta questão como imprescindível para que seus resultados sejam bons e realmente encante e fidelize os clientes. Na próxima vez que pensar em treinar o time de vendas, por que não treinar também quem está nos bastidores e que poderão ter qualquer contato com o cliente?
Um abraço e muito sucesso a todos!
Daniel Ribas